segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quem poupa o mau, ofende o bom! Prostituição intelectual ou pura ignorância?


Por Glauco Menon, no Blog: Questionando a verdade.

O texto abaixo não é baseado em fatos reais ou em estatísticas comprovadas, mas para você que se identifica afirmo, é mera coincidência.
Bom, eu estava passando pelos canais da televisão antes de dormir e ouvi a seguinte frase: Quem poupa o mau, ofende o bom! De verdade, eu não sei quem a disse, mas me identifiquei plenamente com a colocação e fiquei ainda mais feliz, pois a conversa seguinte tomou outra linha que acho bastante interessante.
Por que raios as pessoas, principalmente neste país, odeiam tanto a verdade? Olhem os exemplos de situações corriqueiras:
ü  O governo finge que nos cobra impostos e nós fingimos que pagamos todos eles;

ü  O chefe finge que cobra o subordinado e o subordinado finge que entrega para o chefe;

ü  O funcionário pede feedback, mas quando recebe se ofende com a verdade, mas o chefe fica bravo e ao invés de
dizer a verdade, prefere evitar o conflito;

ü  A politicagem continua sendo a melhor maneira de escalar na “cadeia alimentar” de uma empresa;

ü  A mãe prefere contornar os erros dos filhos com chantagens e mentiras a lhes “magoar” com a verdade e oferecer a oportunidade dele evoluir e crescer.

Estes são apenas alguns exemplos de vários outros, mas baseado nestas situações, tornei a filosofar.
Cheguei a algumas conclusões e uma delas é que estas situações são muito contraditórias, mas infelizmente cercam a nossa vida como se fossem naturais, cotidianas, culturas a serem seguidas.
Fui mais longe e entendi algumas outras variáveis. Primeiro, devemos entender que tudo relacionado à cultura, é mais fácil manter o que existe do que brigar por algo novo, principalmente quando estas dão trabalho para mudar.
Entendi também que a zona de conforto é totalmente relacionada à mentira, pois enquanto não “vemos” a verdade, consequentemente não nos cobramos, logo, se torna mais fácil viver em meio à hipocrisia sem o tão famoso sentimento de culpa.
As duas causas anteriores são fáceis de identificar, apesar de difíceis de mudar. Mas o meu último insight é o pior, pois ele é difícil de identificar, mas muito mais fácil de resolver.
Nós complicamos tanto as coisas simples, que até mesmo para analisar um contexto cotidiano estamos cobertos de teorias, variáveis e técnicas mirabolantes que tem como objetivo nos ajudar. No final das contas elas infelizmente atrapalham, prejudicam, diminuem a eficiência e a velocidade, além de proporcionar a chamada cegueira branca.
Não acredita em mim, ok, avalie abaixo:
ü  Você leva mais tempo avaliando as técnicas de como aplicar um bom feedback, do que as de como avaliar bem um colaborador. Podemos nos afogar tanto nos milhões de teorias, que nos esquecemos de ser claro e dizer a verdade, ou seja, aquilo que precisa ser dito;

ü  Qual de nós que já conferiu se todos os seus descontos de impostos estão sendo os corretos? Sabe por quê? Isso mesmo é muito complexo;

ü  Cada vez mais as escolas e faculdades nos afundam em teorias, mas não nos ensinam a parte prática do negócio. Somos perfeitos nas técnicas de cálculos ensinadas, mas crescemos sem saber lhe dar com a frustração, a inveja e a mentira;
ü  Perceba, eu acredito que os fins não justificam os meios, mas também não acho que o meio seja mais importante do que o fim, afinal de contas, com teorias ou não, você recebe e vive por resultados. Seja seu salário ou o quanto lhe sobrou no final do mês.
Talvez estes exemplos nos mostrem o provável motivo de aceitarmos corrupção, roubo de policiais, procuradores sem ética, Chefes malvados e Funcionários míopes. Fomos massacrados desde pequenos a aceitar regras imbecis, teorias ridículas emodelos de aprendizagem ultrapassados.
Com certeza não conseguiremos mudar o mundo de uma vez, mas acho válido ao menos uns bons e poucos pararem com a prostituição intelectual e passar a aceitar e principalmente viver bem com a verdade.
Não minto, no começo dói, mas no final você se adapta e viverá bem mais feliz.
Uma ótima semana para todos!

Um comentário:

Postar um comentário